quarta-feira, 8 de abril de 2015

PROVID e Rede Social de Samambaia realizam encontro no 11º BPM


Ocorreu na tarde desta terça (07), na sede do 11º Batalhão a 3ª Reunião da Rede Social de Samambaia, o Grupamento de Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica – PROVID, do 11º BPM, foi o organizador do evento, que contou com cerca de 40 participantes, dentre agentes sociais, lideranças comunitárias, promotoras legais populares e integrantes de órgãos e instituições governamentais (NAFAVD, CAPSad, CAPS III, CRAS, CREAS, UAMA, Conselho Tutelares, Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, Centros de Ensino, PAV, etc).
O Cabo Porto Dias e o CB Gilberto Alves, integrantes do PROVID do 11º BPM, realizaram uma apresentação sobre o Mapa de Homicídios de Mulheres no Brasil e trataram da atuação no combate à violência doméstica através do PROVID na cidade de Samambaia e outras regiões administrativas.
A Violência Doméstica é um fenômeno complexo e merece atenção não apenas do governo e das autoridades de segurança pública, mas de toda a Rede Social. Pois tal violência demanda dos serviços de assistência psicossocial, da justiça, da segurança pública, da educação, da saúde, etc.
Dado tal complexidade, é importante que haja políticas de segurança voltadas para combater a violência doméstica de maneira específica. É preciso se estudar o fenômeno e desenvolver ações concretas que lidem diretamente com as peculiaridades desta violência. Neste sentido, o PROVID insere-se nestas ações tonando-se referência no atendimento às vítimas.
No final da solenidade O PROVID propôs à Rede Social de Samambaia realizar no segundo semestre de  2015, o 1º Encontro com famílias vítimas de violência doméstica que são atendidas pelos diversos órgãos da Rede. O encontro trabalhará o fenômeno da violência doméstica diretamente com as vítimas, a fim de que também possam dar relatos, opiniões e sugestões sobre suas experiências e conheçam os direitos, as garantias e a atenção prestada pelo poder público no tocante à violência doméstica. O intuito é fazer com que tal encontro torne-se uma ação anual de combate à violência e trazer a temática à tona, dando visibilidade, a fim de que possamos construir uma Rede de Proteção das Famílias Vítimas da Violência Doméstica na cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário